20 março 2010

Efeméride - MISS JOVEM CUBAL 1973

Amigo Ruca…não nos conhecemos, mas falamos a mesma língua, que é esta forma de sentir e falar Angola. Por isso volto a repetir, AMIGO. Meu nome é Paulo, e quero desde já agradecer-lhe o facto de sentir minha mãe cada vez mais próxima de sua terra e só quem passou por Angola é que entende este dialecto. Minha mãe é Deolinda, que diariamente partilha com todos cá em casa os emails, as noticias por si partilhadas, sempre do mesmo jeito..o nosso jeito! Mais uma vez, obrigado! Mas este email tem uma segunda intenção, o de partilhar consigo meu amigo, uma pequena história mas de muito significado, a aventura da miss jovem Cubal 1973. Afinal fez esta semana 37 anos.
MISS JOVEM CUBAL 1973.
Em Março de 1973 a menina Deolinda de 15 anos encontrava-se de férias na cidade do Cubal em casa da professora Sofia, amiga da família. A quinze do mesmo mês , ou seja dois dias antes do evento, alguém convence a menina Deolinda a participar e com a autorização de seu irmão Guilherme , nome artístico “Pécos” aceita o desafio. Sim um desafio! Mariana (filha mais velha da professora Sofia) ensina-a a desfilar, obviamente com uma pilha de livros na cabeça. A mãe do Golias encaminha a menina Deolinda a uma costureira, afim de fazer um vestido, em tempo recorde. Não se tratava de um vestido qualquer, mas sim do primeiro vestido de noite da menina Deolinda. O calçado foi emprestado, e serviu na perfeição. A 17 de Março a menina desfila com muita dificuldade, pois já na altura via muito mal, mas ninguém deu por isso, conta a mesma. Torna-se a miss jovem Cubal de 1973 e passados todos estes anos continua a ser a mesma menina.
Um kandando apertado
Estamos juntos
Paulo Gonçalves

1.
2.
3.
4.
5.
Caro Amigo Paulo Gonçalves,
Obrigado por este belo testemunho e homenagem à tua mãe Deolinda.
Agradeço-te duplamente o envio destas imagens: Por partilhares entre a comunidade cubalense e pelo facto de me rever no publico, com os meus pais na foto 2 e na foto 1 apenas os meus pais - no lado esquerdo das imagens.
Forte abraço e aparece mais vezes.
Ruca

3 comentários:

Anónimo disse...

ola boa noite
Que giro ver a minha mae aqui como miss e tao novinha sou filha da Maria Ofélia De oliveira Canais e do Carlos Canais bjinhos

José Sousa disse...

Olá Cubalenses... eu sou Gabelense, mas conhecia o Cubal e neste momento tenho noticias diárias através de um amigo virtual que é natural e vive lá. Conhecemonos atravéz dos meus blogs: www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Vesitem, deixem comentário.
Um abraço

Unknown disse...

PARECE MENTIRA MAS NÃO É. ESTOU A TECLAR COM AS LÁGRIMAS NOS OLHOS. COMO ME LEMBRO DELA. EU QUASE QUE TENHO A CERTEZA QUE A DEOLINDA TEVE UM NAMORICO COM O MEU IRMÃO, HERNANI LAGE, POIS MORAMOS NA MESMA RUA. TENHO DE SABER QUANDO SÃO ESSES ENCONTROS QUE EU QUERO IR. CHAMO-ME JORGE LAGE E FUI LOCUTOR NO EMISSOR REGIONAL.